Assine nossa newsletter !

IMG_20181015_112415 13 de novembro de 2018

SIPAT 2018

Obrigatória nas empresas regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) é um evento anual, promovido pelo empregador e organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A SIPAT da Viação Cidade Sorriso começou na segunda-feira, dia 15 de Outubro e seguiu até sexta-feira dia 20, com ampla programação. O encontro foi realizado em conjunto com o setor de Segurança do Trabalho. Na solenidade de abertura, o Técnico de Segurança Charles Elianter Weiler, apresentou a comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA), suas atribuições e relevância na fiscalização e prevenção dos acidentes de trabalho. Dando as boas vindas, agradeceu a dedicação de toda a equipe organizadora, especialmente da secretária da CIPA, Rozeli, pela experiência compartilhada e o envolvimento com a causa.

Rozeli Pereira, Técnica de Enfermagem do Trabalho, atua na CIPA, e foi uma das organizadoras da SIPAT. A avaliação que ela fez desses dias foi muito positiva. “A nossa expectativa foi atendida, a divulgação nos nossos meios de comunicação internos (Whatsapp, editais e banner) nos ajudaram muito. Os funcionários compareceram e demonstraram muito interesse, fazendo perguntas e chamando os colegas”, afirmou. “O trabalho permanente da CIPA é reforçado com esse evento, que nos aproxima dos empregados e os envolve, deixando-os mais esclarecidos e atuantes na prevenção de acidentes”, completou Rozeli.

 O Técnico em Segurança do Trabalho Charles Elianter Weiler, ressaltou a importância do cuidado com a saúde e a qualidade de vida do trabalhador.  “Como passamos a maior parte do tempo aqui, no trabalho, é fundamental que estejamos dispostos física e mentalmente. Precisamos gostar de estarmos aqui”, disse. O Técnico em Segurança do Trabalho parabenizou a organização do evento, conclamando todos os colaboradores a tirarem o máximo proveito das atividades. Na véspera, em comunicado oficial, a CIPA havia solicitado aos LIDERES E SUPERVISORES da empresa que liberassem suas equipes para participarem da programação, que envolve promoção da saúde do trabalhador e prevenção de acidentes.

 A palestra de abertura foi proferida pela Enfermeira Solange, da Unidade Básica de Saúde Palmeiras. Na oportunidade, ela falou sobre IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) que são também conhecidas por “Doenças Sexualmente Transmissíveis”(DST) e a importância da prevenção para a qualidade de vida .

 Na terça-feira, o Mestre de Karate João Guilherme apresentou sua palestra sobre Comportamento Sedentário x Saúde do Trabalhador. Após definir “sedentarismo”, ele apresentou números do Ministério da Saúde e do Ministério dos Esportes sobre a prática de atividades físicas no Brasil, associando o sedentarismo a doenças como a obesidade. Também demonstrou o índice de pessoas com sobrepeso e obesidade no Brasil.

 Na quarta-feira, o ponto alto da programação foi à palestra com o Sargento Reformado do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná Roberto Picharski sendo muito elogiado pelo seu conhecimento nas áreas de primeiros socorros e combate a incêndio