Assine nossa newsletter !

20181109_142221 16 de novembro de 2018

Novembro Azul 2018

A Viação Cidade sorriso, através da LPCC (Liga Paranaense de Combate ao Câncer) do Hospital Erasto Gaertner, como parte das ações propostas para o Novembro Azul, realizou na sexta-feira (09), 03 importantes palestras sobre a prevenção e o combate ao câncer de próstata no Auditório I da Unidade de Curitiba, a 1ª palestra foi iniciada as 09h30min com termino da ultima às 14h15min, e recebeu aproximadamente 50 colaboradores que participaram atentamente da palestra ministrada pela voluntária Maria Ester e Rosana na Liga Paranaense de combate ao Câncer.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral. “A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumenta significativamente após os 50 anos”, alertaram as palestrantes.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. “O homem apresenta dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia e principalmente à noite”. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas ou, quando mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O câncer de próstata é mais frequentemente descoberto através de exame físico (toque) ou por monitoração dos exames de sangue, como o teste do “PSA” e pode ser tratada com cirurgia, radioterapia, terapia, quimioterapia, proteinoterapia ou alguma combinação destes. “O câncer de próstata é uma doença de homens idosos, muitos irão morrer de outras causas antes que uma lenta evolução do câncer de próstata possa se espalhar ou causar sintomas. Quando detectado nos estágios iniciais, o câncer de próstata tem até 100% de chances de cura, por isso a importância da prevenção”, destacou a palestrante.

As voluntarias da LPCC, destacaram a importância da palestra, que conscientiza os colaboradores sobre o dever da prevenção, segundo a LPCC estas ações realizadas pela saúde da Viação Cidade Sorriso é uma forma de levar informação e auxilio para a prevenção e a realização de diagnósticos que podem salvar vidas.